Skip links

Guia do artista

Quer fazer parte do Artrato? Tire súas dúvidas por aqui

Para ter suas comissions e conta de artista no Artrato você precisa ser aprovado em nosso processo de seleção. O processo é iniciado após você preencher o formulário do artista nesse link: https://artrato.typeform.com/to/EewXTk

Caso você seja passe em nossa avaliação, nós entraremos em contato e criaremos um pré-registro para você, além de um preview de suas comissions na nossa plataforma.

É importante saber que você não precisa ter uma conta comum no Artrato para ter uma conta como artista. Também vale notar que caso tenha uma conta comum esta é completamente separada da conta de artista.

Nós entraremos em contato com você por e-mail, quando um cliente pedir uma arte comissionada sua. Também lhe enviaremos as informações do cliente necessárias para que você realize o seu trabalho como fotos, referências, descrições e observações.

A partir desse contato você terá 24 horas para confirmar sua disponibilidade para executar o pedido.

Aceitando o pedido seu próximo passo será entregar um esboço para o cliente avaliar, juntamente com qualquer comentário que você tiver, basta nos enviar todo o material necessário por e-mail. Lembrando sempre de se atentar aos prazos que você se comprometeu.

Assim que o cliente avaliar e responder seu esboço nós te repassaremos todas as informações necessárias para que você complete a arte comissionada.

Ah, sempre que quiser enviar um novo esboço para o cliente avaliar é só nos enviar o mesmo por e-mail, porém novos esboços são completamente opcionais.

Complete a arte comissionada seguindo as especificações do cliente e nos envie o material final por e-mail para que possamos fazer a entrega.

Te enviaremos qualquer comentário / feedback que o cliente tenha sobre a arte comissionada que você fez. Você receberá seu pagamento dentro do prazo estipulado.

É importante notar que o cliente pode abrir uma reclamação caso a arte entregue:
– Não esteja dentro do estilo artístico que você oferece e que o cliente pediu.
– Não esteja na mesma qualidade que seus trabalhos expostos na sua página de comissão.
– Não esteja dentro do tema ou não contenha as pessoas, personagens e características que o cliente requisitou e que você se dispos a fazer na sua página de comissão.
O cliente tem prazo para abrir uma reclamação e, caso feita, um grupo de artistas independentes irá avaliar o caso.

Uma reclamação não implica necessariamente que você não receberá o pagamento. Sua entrega final não passará por esse processo caso não haja reclamação.

O Artrato prefere que toda e qualquer comunicação entre você, artista, e o cliente seja feita através do nosso intermédio. Assim garantiremos que todas as partes sejam tratadas de forma justa e dentro dos limites acordados, permitindo que você foque em criar a sua melhor arte.

Nossa missão na Artrato é facilitar a vida dos artistas trazendo pedidos bem especificados, cuidando de toda comunicação, gestão do pedido, mkt e pagamentos. Assim deixamos nossos artistas focarem no que mais amam e na parte mais divertida do processo de comissionamento.

É importante frisar que não impediremos ou condenaremos de qualquer maneira comunicações direta entre as partes, mas é sempre bom lembrar que não podemos interceder à seu favor sobre assuntos que foram tratados fora do nosso escopo de controle. Os clientes também são orientados a manter a comunicação com os artistas através do Artrato. Elogios e comentários são sempre bem-vindos e incentivamos essa interação saudável entre artistas/clientes através das reviews das comissions feitas ou em nossas redes sociais.

Após receber o seu primeiro pedido, enviaremos um e-mail solicitando seus dados bancários, além do consentimento com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Isso é importante para que você possa utilizar nossa plataforma e para que receba adequadamente seus pagamentos.

Nossos pagamentos são feitos através de quinzenas(repassamos quinzenalmente para a conta ou banco especificado por você), todo dia 15 e 30, respectivamente.
Todo valor gerado das vendas de comissions de cada quinzena será repassado.

É importante lembrar que o Artrato é gratuito para uso e só cobramos uma taxa administrativa de 15% sobre pedidos concluídos. Ela é importante para continuarmos mantendo a plataforma e realizando nossa missão de gerar oportunidades para artistas e desburocratizar o processo de comissions.

A Artrato sempre te contatará quando você receber um novo pedido. A partir desse momento você terá 24hs para decidir se aceitará ou não.

Caso não aceite por favor nos informe o motivo e qualquer outra informação que nos permita te ajudar. Assim podemos atualizar sua disponibilidade na Artrato e a página da sua comissão para que isso não ocorra novamente. Nosso e-mail para comunicação com artistas é [email protected]

Infelizmente é muito ruim ter um pedido cancelado, então rejeições recorrentes nessa fase do pedido podem fazer você perder sua conta de artista.

Por isso é sempre importante que você nos informe com clareza e antecedência que tipos de comissões você realiza e se você tem disponibilidade ou não. Também é importante deixar claro que tipo de pedidos você não aceitará.

Sempre nos avise com a maior antecedência que você puder sobre sua indisponibilidade. Basta nos enviar um e-mail para [email protected] Você pode nos dizer um período de indisponibilidade, por exempo, do dia 10 de janeiro até o dia 25 de janeiro, ou apenas que ficará indisponível. Nesse último caso sua página de comissão só voltará ao ar quando você nos contatar novamente.

Em geral você terá uma página para cada estilo artístico que você desenvolve. Caso queira oferecer um novo estilo é só nos avisar por e-mail através do [email protected] Solicitaremos todos os dados necessários e te retornaremos com uma URL para que você veja como vai ficar a página e, caso queira, nos dê um feedback ou aprove.

Sempre que quiser alterar alguma informação, detalhe, e até o preço da comissão que você oferece na Artrato, só é preciso entrar em contato conosco através do [email protected] É importante ter em mente que a alteração de preço só afetará pedidos futuros à alteração, pedidos já feitos e em curso não refletirão esse ajuste.

Quando você aceita, realiza e recebe um pagamento por uma comissão através da Artrato a sua arte terá a seguinte licença:
– Pessoa-comercial: O cliente pode usar a arte para qualquer propósito pessoal, além de propósitos comerciais(mkt, materiais de divulgação, redes sociais, etc).
– Royalty-free: O cliente não precisará lhe pagar royalties para usar a arte que comissionou da maneira que quiser.
– Exclusiva: Você, o artista, não pode revender a arte que fez para outras pessoas e empresas, mas pode usar a arte para divulgar seu trabalho ou em seu utiliza-la em seu portfolio.
– Fully-paid: O cliente te pagou pela comissão e, dentro dos limites dessa licença, não precisará te pagar mais.
– Mundial e perpétua: Essa licença vale para qualquer lugar e para sempre.
– Reproduzir, distribuir, compartilhar, alterar: O cliente pode realizar essas ações com a arte que receber